Sobre terçol, saúde e um mês sem poder usar maquiagem

15 Comments
A grande maioria das mulheres que conheço usa pelo menos um item de maquiagem no dia-a-dia. Aquele que ela já passa sem nem mesmo notar que está passando. Pode ser um corretivo, um hidratante lábial, uma máscara.. poucas, bem poucas, saem todo o santo dia de manhã de suas casas com o rosto lavado. Bem, eu me integro na categoria que não apenas passa um item ou outro. Eu tenho um "kit básico". E o momento da make matinal é relaxante e me faz começar o dia mais animada. 

Só que no último mês eu fui proibida de usar maquiagem pelos médicos... 

Foto: We Heart It
... e  meu momento matinal teve de ser interrompido. 

T(d)rama: há mais ou menos 4 meses, fui diagnosticada com terçol. Fui ao médico, ele receitou compressas e repouso. O normal pra casos assim. Mas esse meu terçol não sumiu em 4 ou 5 dias como o previsto pelo médico. Ele evoluiu. Cresceu. Se alojou em dois pontos do meu olho esquerdo: no centro da pálpebra superior e no canto interno do olho. E lá eles ficaram, incomodaram, incharam... Voltei ao médico algumas vezes, desde então. E todos os que me atenderam me davam o mesmo diagnóstico: 
- Isso é causado por stress. Vamos tomar uns florais e continuar com as compressas, ok?
Ok, doutor. O dia das crianças passou, o feriadão de novembro também. Chegou o meu aniversário, minha viagem, o natal e o réveillon. E nada do bendito terçol dar algum sinal de melhora. 
Na minha viagem, tomei cuidado de não deixá-lo muito exposto ao sol pois, notei que ele começou a inchar muito e fiquei com medo. Sabem como é né? Com saúde a gente não brinca. Chegando em São Paulo agendei consulta com um novo médico, na tentativa de obter mais uma opinião e dar fim naquela situação chata. 
Mais uma tentativa e mais um gasto, pra continuar ouvindo que eu devia procurar o equilíbrio, a tranquilidade e também continuar fazendo compressas. Quentes. O mais quente possível. Bom, o que fez esse gasto se tornar um investimento foi a informação que veio a seguir. O doutor, japonês e velhinho, me disse: 
- Faça compressas sim, de calor. Se possível, de hora em hora. Tome esses florais e tente controlar seus nervos. Se não puder mudar algo, tente evitar alimentar a raiva. Ela só vai postergar o fim da inflamação. Seu olho está inflamado nesses dois pontos. Não posso intervir cirurgicamente pois, a dor seria desumana. Lembre menina: primeiro você. Depois todo o resto. ;)
O conselho do ano! Hoje se passaram exatos 7 dias dessa consulta. E com um pouco de ajuda do acaso, outras da vida, outras de mim mesma, meu olho está 99% curado. Segundo o médico, já poderei usar maquiagem normalmente dentro de dois dias. E foi aí, que eu parei pra pensar no caso e resolvi contar tudo isso aqui assim, em formato de depoimento. Por vários motivos. Um deles é que se eu tivesse a informação de que quanto mais compressa de calor eu fizesse, mais rápido aquilo melhoraria, eu tinha sofrido menos tempo com a situação. Até porque eu descobri que no fim das contas, o sol da viagem não estava prejudicando o meu olho. Estava acelerando o processo de cura!
Outro motivo é levantar uma questão que até hoje eu não tinha parado de verdade pra pensar: quanto a gente precisa de maquiagem no dia-a-dia? Quanto um break nessa obsessão por cosméticos é benéfica pra nossa pele? Tenho sentido minha pele mais macia nas últimas semanas. 
.... não. Eu não vou deixar de passar maquiagem. Longe disso! Estou contando minutos para voltar a brincar com cores e traços. Mas vou considerar intervalos sem make. De verdade. Tipo um ou dois dias por semana. Pra dar um tempinho pra pele. E também porque eu acho que a maquiagem tem que ser um plus. Se você não se gosta sem make, acredite: tem algo bem errado aí. ;)


Leia também

15 comentários:

  1. Você passou essa situação com o terçol, é horrível. Meu filho que é muito alérgico desenvolve o calázio , inflamação sem presença de bactérias. Qdo ocorria com muita frequência só o calor úmido fazia desinchar. Atualmente como eu o trato na homeopatia ele apresentou uma melhora muito boa e ultimamente não teve mais. Tb acho que tem haver com stress. Bjs grandes e melhoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É horrível mesmo, Rose! Que bom que seu filho também já está melhorando! :)

      Beijinhos e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Nunca tive e nem fazia ideia que podia ser causado por stress, fiquei preocupada. Que situação chata, né? Eu já tive alergias e coceiras chatas por causa de stress :/

    No dia-a-dia eu normalmente uso só protetor solar, sou bem preguiçosa pra make e com esse calor que tá fazendo... só tenho usado de noite (e olhe lá, hehe)...

    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem chata, Thayse! E eu desenvolvi um pouco dessa preguiça nesse período sem make... heheh

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Estou com terçol, ele apreceu ontem, é horrível isto, acho que vou ficar um bom tempo sem aparecer na facul....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for o tipo contagioso tem que ficar em casa mesmo! : /

      Excluir
  4. eu tenho terçol toda vez que uso demaquilante. minhas maquiagens não são à prova d'água justamente por isso! sempre lavo bem durante o banho pra não precisar usar demaquilante. mas agora, aprendendo a usar delineador, fico sem saber o que fazer. será que é terçol mesmo? ou alergia? comecei a ter isso quando tirava a maquiagem com o shampoo johnson. meu olho ficava super ressecado, ardido e sensível. nossa, ardia muito! parecia que ficava tão seco, que a pele sentia necessidade de ficar cada vez mais oleosa pra suprir essa secura. e agora acontece quando uso demaquilante... =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, acho que você devia procurar um alergista querida! Já tive reação alérgica à demaquilantes e tive terçol. É difícil mesmo a gente perceber a diferença mas eu sofri tanto com meu último caso de terçol que hoje qualquer reação estranha que meu olho tenha, eu corro pro médico! Tenta fazer um teste de alergias, Lu! Pode ajudar bastante nos primeiros cuidados quando perceber algo estranho! ;)

      Beijinhos

      Excluir
  5. Olá, eu também passei pela mesma coisa, tive terçol, achei que sairia em poucos dias, fui em vários médicos, ma não deu outra, passei exatos 7 meses com o terçol no olho, crescia, inflamava, diminuía, no fim ele parecia uma verruguinha, e tirei com cirurgia que o ultimo medico preferiu fazer.

    Em todos os médicos que eu passei, alguns disseram stress, outros disseram maquiagem, me indicaram lavar os olhos com shampoo antialérgico, disseram ser gordura acumulada pela maquiagem que não deixava meus olhos respirarem.

    Desde então eu uso menos maquiagem, um tempo atrás, se eu usava maquiagem por uma semana seguida, voltava a aparecer um mini terçolzinho, ai eu parava de usar, e ele sumia. Sou preguiçosa pra tirar a maquiagem, por isso dei uma parada, só uso em ocasiões especiais.

    Nunca imaginei que mais alguém possa ter passado por isso,
    gostei de ter encontrado esse texto, talvez eu volte com a maquiagem,
    e se surgir terçol, eu uso compressa quente sem fim.

    Bjs
    Charlotte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Charlotte!
      Jura que você teve que recorrer à cirurgia? Que coisa meu!
      Mas, que bom que tudo acabou bem!
      Eu não tive nenhum vestígio dele de novo, graças a Deus. Foram meses difíceis com aquela ~cia~ nos olhos! rs

      Beijinhos!

      Excluir
  6. eu estou com treçol doe so que eu nao sei cuidar nao sei o que passa no olho minha mae fala que tem passa aliança depois fala as pessoas que tem que passa agua que cura o que eu passo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitoria! Olha, é sempre melhor consultar um médico mas o que me ajudou bastante foram as compressas de água morna. Você pode tentar isso mas, não deixe de procurar um especialista, tá? ;) Melhoras! :*

      Excluir
  7. Eu estou com terçol eu nao sei o que eu passo para cura minha mae fala para passa aliança e as outra pessoas fala para passa agua mesmo que cura....

    ResponderExcluir
  8. Contrai Terçol causado por maquiagem:
    ➝ https://youtu.be/GuDTatJV9-A

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Camilla, estou na mesma situação e gostaria do contato do médico, se possível me passe. Obrigada..

    ResponderExcluir