Top 10 | Minha seleção de filmes para sonhar com Paris

0 Comments
Se você é que nem eu - um sonhador incurável - provavelmente gosta de ver filmes que te inspirem. Pois é. Como é sabido, sonhar com Paris é um dos meus hobbies prediletos e o faço tão bem que vira e mexe faço um bate e volta na cidade luz em sonho de verdade. Hoje foi um desses dias em que xinguei o despertador mais do que o normal. Pois é, ele não somente me tirou do sono. Ele me tirou do sonho. E no sonho eu caminhava por uma Paris outonal deliciosa e radiante. Então, pra que vocês entrem nesse clima delicioso comigo, resolvi listar aqui alguns dos filmes que adoro assistir para um teletransporte rápido.


  • Antes do Por do Sol

Segundo filme da trilogia, se passa 9 anos depois do primeiro título. Jesse e Celine se reencontram em Paris e .... passam algum tempo caminhando juntos pela cidade, conversando e tentando entender o que aconteceu com cada um deles nesse tempo afastados.


  • Piaf, um Hino ao Amor

Antes de conhecer sua história, eu já gostava de sua música. Pode-se dizer que meu coração dramático se identificava com a alma que Piaf colocava em suas músicas. Sei lá, pode soar estranho mas sinto como se a tivesse conhecido em alguma outra vida. Pois bem, divagações à parte: sua história é digna de livro, filme e tudo mais que possa ser feito. Só pra dar uma ideia, caso você não faça a mínima: ela ficou cega aos 3 anos e, aos 7 voltou a enxergar milagrosamente. Depois, aos 15, foi abandonada nas ruas de Paris por um pai alcoólatra. E ao ser descoberta por um dono de boate sua vida deveria ficar fácil mas, não. Enfim, se você é adepto de um drama da vida real e quer ver a Paris do início do século passado, Piaf é pra você!


  • Ratatouille

O que dizer desse amorzinho em forma de desenho? Poxa, Disney, você se supera a cada dia. <3 Ratatouille conta a história de Remy, um rato parisiense que sonha em ser um grande chef de cozinha.  Um belo dia conhece Linguini, um desastrado assistente de cozinha sem o menor talento aparente mas, com um coração aberto à essa nova amizade. O filme dá vontade de ir para Paris sim, mas também dá muita fome. Assista munido de comidinhas gostosas para sofrer menos. [risos]


  • Meia Noite em Paris

Estar em Paris faz com que Gil, nosso personagem principal nessa trama, repense os rumos de sua vida. E entre idas e vindas, ressuscitar seu sonho de ser um grande escritor. E não é sobre isso que tudo se trata? De realizar sonhos? 


  • Cinderela em Paris 

Como não suspirar pensando nesse filme? Se você não viu, recomendo fortemente que corra agorinha para dar o play. Na volta você continua lendo essa lista, combinado? ;) 
Dick Avery, aka Fred Astaire, é um famoso fotógrafo de moda de uma conceituada revista feminina. Em sua frenética busca por uma 'new face' ele encontra Jo, uma balconista de livraria. Depois de alguns contratempos ela é aceita como modelo e vai para Paris, onde será fotografado o editorial. O detalhe da trama é que Jo só aceita ir para encontrar Emile Flostre, um intelectual de quem é fã voraz. Mas como em toda boa trama (e também na vida, né amigos), ao chegar as coisas não saem exatamente como o esperado. 


  • Coco, Antes de Chanel

Se a história de um dos maiores ícones de moda mundial por si só não te instiga a ver esse filme, vou dar uma prévia: Gabrielle é abandonada com a irmã em um orfanato quando ainda são crianças. Quando cresce se divide entre costurar bainhas e cantar em um cabaré. Até que ela recebe apoio de Balsan, que vira seu protetor. Porém, ela se recusa a ser a esposa de alguém como sentido de vida e isso acaba fazer com que ela venha a revolucionar a moda, costurando para si, roupas de homem, abolindo assim os espartilhos e adereços de época. 


  • Julie & Julia

Da série filmes que dão fome. Já aviso. Inspirado no livro de título homônimo, o filme se passa em dois tempos diferentes: um deles, 1948, onde Julia Child se muda para Paris com o marido. O outro, 50 anos depois, quando Julie Powell se aventura em um desafio de receitas fazendo de Julia Child sua mentora de vida. A narrativa é deliciosa e vai te dar vontade de fazer compras em feiras de Paris para cozinhar. 


  • O Último Tango em Paris

Os personagens se conhecem de maneira inusitada, quando a esposa dele acaba de cometer suicídio. O desejo latente faz com que se tornem amantes mas, prometem um ao outro não revelar nada de suas vidas para que seus encontros sejam casuais e apenas para sexo. O problema é que o destino parece não querer cooperar com essa ideia.... 


  • Moulin Rouge

Ah mas é óbvio que eu tinha que terminar essa lista com um musical, não é mesmo? =) Moulin Rouge é daqueles filmes que eu assisto com uma caixa de lenços de um lado e o pote de brigadeiro do outro. Pernas cobertas no sofá. Preferencialmente sozinha. Aí posso cantar junto todas as músicas sem interrupções ou chateações. Sou apenas eu, Christian e Satine. <3 Ah sim, por falar neles: Christian é um escritor com dote de poeta que enfrenta o próprio pai se mudando para o boêmio e inspirador bairro de Montmartre. Lá ele é levado à vida social local - que gira basicamente em torno do Moulin Rouge - por um amigo. E isso inclui sexo, drogas, muita adrenalina e dançarinas de can-can. Em uma noite de visita ao local, ele conhece Satine, a mais bela cortesã de Paris e a estrela do Moulin Rouge. 


- Agora é só aproveitar que o fim de semana está logo ali e programar uma maratona de sofá! ;)
SalvarSalvar


Leia também

Nenhum comentário: