O que levar na mala para uma semana em Paris no Outono

0 Comments

Eu sei, eu sei.. você vai dizer, leitor, que demorou um tempão pra eu finalmente criar vergonha na cara e compartilhar esse post aqui. Eu sei. Mas eu mesma não sabia essa resposta até um ano atrás. Então, dá pra me dar um desconto, né? Agora eu sei. Agora eu tenho certeza do que dizer pra você, com base nas minhas experiências. E isso, acho que é o que você busca quando entra aqui - tô certa? :)

O que levar na mala para Paris no outono?



Paris no outono é uma visão de tão linda. E confesso que uma lágrima teimosa rola pelo rosto quando penso nas folhas ficando douradas e caindo no chão com o chacoalhar do vento nas árvores. Pareço estar descrevendo uma cena de filme mas, apenas estou lembrando de minha primeira tarde sentada no Sena vendo, exatamente, essa cena. Com a Torre ao fundo, e o rio também. Lógico. 
Falando de clima, não achei friiiiio como me fizeram crer que seria. De fato, o clima é friozinho. Imagine nosso inverno (nosso = São Paulo é a minha referência tá?). Bem, a média durante o dia fica entre 10 e 15 graus. E à noite cai para uns 6 ou 7 graus. Mas, como tudo na vida é relativo e Paris é uma cidade instável vou te dizer que basicamente você precisa se atentar a três fatores, no outono: vento, chuva e sol. 
Se ventar, a sensação térmica faz parecer muito mais frio que o real. Se chover, também. Se chover e ventar ao mesmo tempo você vai achar que já é inverno. Mas, se acalme: na maioria dos dias de outono, faz muito sol e venta/chove pouco. Então fica aquele clima delicioso e agradável para andar longas horas pela cidade. 

Sendo prática mesmo, o 'real feel' de outono em Paris se dá por dois meses no ano: setembro e outubro. Então deixar pra arrumar a mala pouco antes do seu embarque será uma opção sábia pois aí tem como ir acompanhando a meteorologia nos sites. Aconselho também a incluir Paris em seu aplicativo de clima no celular. Facilita MUITO a vida e eles geralmente acertam bastante as previsões e são uma grande ajuda na hora de se vestir. 

Vou deixar aqui a previsão de Outubro/2017 e também um gráfico com a média de temperatura segundo os meses do ano. Acho que vale a pena pra dar uma ideia geral pra quem nunca foi. Me ajudou muito na primeira vez. :)


Como vocês podem perceber, outubro não é um mês com temperaturas difíceis de lidar. Então, sem mais delongas, vamos à mala! :) Com as peças que escolhi abaixo dá pra ficar até 10 dias tranquilamente, sem ter que apelar pra lavanderia. Mas mesmo quem for para ficar mais tempo que isso, já consegue ter uma boa ideia do que é necessário para um turista se divertir em Paris no outono, sem passar frio nem calor!



Um erro grave que cometi na primeira vez que fui para Paris foi não levar na mala nenhuma camiseta de manga curta. Super erro! Todos os lugares que eu entrava tinham calefação e eu sinto muito calor pois sou do tipo de turista que ama caminhar de um ponto a outro. Então eu geralmente estava com o corpo quente e entrava em um lugar também quente. Queria morrer e antes que isso acontecesse corri numa loja comprar camisetas. Foco na calefação e não se deixem cegar pelo medo do frio.
A saia e os vestidos entram no mesmo alerta. Não adianta levar apenas calça com medo do frio. No outono (e falando por mim, até no inverno) você consegue sim usar meia-calça e saia/vestido.
Pensar em peças que conversem entre si cria uma gama gigante de opções com poucos itens na mala. Por exemplo, dá pra criar muito mais que 15 looks com as peças que selecionei na imagem aqui de cima. Vai de criatividade e disposição de pensar um pouquinho na hora de separar as coisas para a mala. Outro truque maravilhoso pra não perder tempo nas férias é já viajar com os looks fotografados no seu celular. Assim, agiliza o processo na hora de se vestir de manhã e você garante que estará sempre linda e aproveitando ao máximo seu tempo na cidade.
Ter um tênis confortável é de lei mas, uma bota básica e com um saltinho vai salvar sua vida se rolar aquela baladinha à noite. E de quebra, esquenta mais o pé que o tênis. ;) Ainda sobre calçados, muitos me disseram que era besteira levar sapatilha - discordo! Uma sapatilha básica também vai salvar seus looks para compromissos / programas mais arrumadinhos que você queira sair do look 'andanças'.

Eu alimento uma pastinha lá no Pinterest da Mademoiselle com inspirações de looks para cada estação do ano em Paris. E aqui, vocês conferem a de Outono: 


Para finalizar, acho que o segredo maior que posso compartilhar aqui é: pense em camadas e preste atenção às extremidades do corpo. Pés, mãos e pescoço estando bem aquecidos e protegidos, garantem um conforto inigualável. Se puder, inclua uma palmilha térmica na mala. Mantém os pés quentinhos e te ajuda a usar roupas mais leves, evitando suar. Suar no outono é perigoso pois o sol ainda esquenta e o vento é gelado. Ou seja: prato cheio pra ficar doente. E não é bem esse o propósito da sua viagem né leitor? ;)


Por último: leve roupas especiais. Estar de férias é o nível máximo de ter dias especiais todos os dias. Você merece suas peças mais amadas e únicas. Traga uma bolsa leve dessas de usar transpassadas no corpo para caminhadas e uma mochilinha/bolsa saco se precisar andar com mais coisas.
E lembre-se de reservar um espaço para compras. Paris tem inúmeras opções maravilhosas de consumo fashion por preços de cair o queixo. Você vai acabar levando algo para casa. Trust me!

- À bientôt, leitor! 


Leia também

Nenhum comentário: