TOP 5 dicas para não ficar gripado nas férias de inverno

0 Comments

Olá leitor! Bom dia nublado pra você. 
Sim, por aqui o dia amanheceu com previsão de 14ºC e meio estranho.
Confesso que estou ainda confusa com o clima brasileiro nesse início de dezembro.
E como por aqui a saúde anda meio frágil por conta da TPM e da adaptação que sempre rola quando as temperaturas começam a subir - bem, hoje não seria um exemplo mas, você me entendeu né -, estou achando que vem um resfriado por aí. Fiquei lembrando que nessa mesma época no ano passado, passei pelo mesmo problema e como não consegui me livrar 100% dos sintomas antes de viajar, lutei bravamente com a gripe durante o ano novo em Paris e suas baixas (e úmidas) temperaturas. Então, pensei: por que não compartilhar dicas de como não gripar no inverno para aqueles que estão prestes a embarcar para esse lugar mágico? (ou qualquer outro, que tenha um inverno similar - obviamente).

Preciso começar falando que prestar atenção no seu corpo e em como ele reage às coisas e às situações é uma ótima maneira de começar. Eu, por exemplo, sei que tenho enxaqueca se não me alimentar bem de manhã e à noite e também sei que tendo a me sentir mais confortável e com menos frio se meus pés e pescoço estiverem bem aquecidos. E você? Já parou para fazer esse tipo de exercício? Garanto que pode ajudar em sua incursão no inverno. ;) 

Mas vamos lá: manter-se saudável em viagens durante o inverno requer muito mais que saber respeitar suas necessidades de calor e comida. Anote: 

1- Hidrate-se
No inverno, principalmente, as pessoas tendem a beber uma quantidade menor de água por conta do frio. E você precisa lutar contra isso pois a água em seu corpo ajuda os seus órgãos a funcionar melhor, cuida da sua pele e ainda garante uma ajuda extra para enfrentar o seu voo de ida e de volta. Leve sempre uma garrafinha com você e crie o hábito e ir tomando pequenas porções de água ao longo do dia. Você verá com clareza a diferença no seu corpo. 

- Respeite seu sono 
O corpo que não consegue a quantidade de sono necessária para se recuperar após o turismo fica debilitado e mais propenso à viroses e afins. O ideal é matar o jet lag logo no primeiro dia de viagem, entrando assim no ritmo e horário do lugar - o que vai fazer com que você aproveite melhor sua viagem e ainda se mantenha bem por toda sua duração. 
Outra dica é: se seu voo chegar pela manhã no destino, mantenha-se acordado e vá dormir no início da noite, se permitindo uma longa noite de descanso. Se seu voo chegar à noite, crie um clima relax ao chegar no hotel para que a ansiedade de iniciar a viagem não te iniba de ter uma excelente noite de sono. 

- Mantenha uma rotina de alimentação 
Aqui não vou falar de dieta - afinal, você está de férias e curtindo! Mas é muito importante garantir alguma regra nos horários de se alimentar pois, se você for como eu, pode se empolgar demais com passeios e atrações e deixar de se alimentar direito - ferrando com a sua imunidade logo de cara! 

- Álcool gel e lencinhos para mãos e corpo
Pode parecer toc para alguns mas, aprendi nesses últimos anos de viagem que ser um pouco germofóbico ajuda a se proteger - e muito - no inverno. Leve com você um daqueles potinhos de álcool gel para mãos, assim você pode garantir que estará com as mãos super limpinhas para comer aquele crepe à beira do Sena, por exemplo. Só esse item já te previne de tantos vírus que nem sei... ;)

- Se exercite
Essa é pra vida, e não apenas para viagens. Mas vale lembrar que se você se exercita com frequência o seu sistema imunológico fica mais forte, acompanhando o desenvolvimento do seu corpo. Isso ajuda não só a previnir doenças como a ter uma recuperação mais rápida caso a gripe pegue você! Caminhe, dance, corra! Encontre uma atividade prazeirosa e se jogue. O importante é se divertir cada vez mais nessa vida! 

E uma dica extra que particularmente funciona demais para mim no inverno é: mantenha-se aquecido mas evite suar. Ou seja, não saia com tanta roupa que te sufoque caso você decida ir a pé. Suor no frio é um veneno, como diria mamãe. Pois a soma de vento gelado e chuva com suor no seu corpo é gripe na certa. Euzinha sempre prefiro manter o corpo aquecido com cafés (meu vício que se potencializa fortemente nessa estação) e também entrando em locais fechados que contém calefação de tempos em tempos. 

E você, tem dicas? Compartilha aqui nos comentários comigo! :)


Leia também

Nenhum comentário: